terça-feira, 18 de novembro de 2008

A Nostalgia do Outono/Inverno


Com o fim do Verão o rio começa a perder vida. Pelo menos aos olhos do pescador! A cor verdejante das árvores dos arbustos dos campos...etc, começa a desaparecer para dar lugar aos tons do Outono.
No inverno, com a descida da temperatura e a diminuição das horas de luz, toda a envolvência do rio e o própio rio parecem ter "morrido".
As saudades daqueles fins de tarde ao sereno, em que sabe bem estar "dentro de água" a observar e tentar enganar as trutas que se alimentam, começam a fazer-se sentir. Nunca mais chega Março e a Primavera?
É assim! Para mim apesar de esta época ter o seu ar melancólico, saber bem ir ao rio naqueles dias em que o sol espreita e tenta aquecer o ambiente para tentar ver alguma truta a guardar o futuro da sua geração ou a subir à superfície para comer algum insecto que passe por perto. É assim o defeso, que devemos saber respeitar!!
É tempo de nos sentar-mos à lareira para calmamente montar-mos as nossas plumas, aquelas que já conhecemos e aquelas que queremos inventar. É a magia da pesca à pluma!!!

Abençoada a hora em que me iniciei nesta técnica de pesca!
Deixo aqui o meu agradecimento a todos aqueles que contribuiram directa ou indirectamente para que eu conseguisse descobrir o verdadeiro prazer da pesca à pluma.

Sérgio Silva

3 comentários:

brokas disse...

À Grande Vitas, a sim é que se fala. Faço minhas as tuas palavras. Brokas

Alvaflyfishing disse...

Vou é para a lareira fazer moscas...

Vitalino disse...

É uma das grandes diferenças em relação aos outros tipos de pesca, nos quais se arruma o material até que venha a próxima época.
Eu já comecei a montar umas ninfitas para o início da próxima época